quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Plano de Ação Para a revitalização/implantação do Colegiado Escolar do Colegio Estadual Dr. Aristides Maltez da Disciplina TE/CE

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA / FACULDADE DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA NACIONAL ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESCOLAR
Cursista: Antonio José dos Santos Neto                                                                                                                                                                                     Pólo: 04 Colégio: Estadual Dr. Aristides Maltez
Município do colégio: Jaguaripe                     Rede: Estadual
Data: 17/12/2010


Plano de Ação Para a revitalização/implantação do Colegiado Escolar do Colegio Estadual Dr. Aristides Maltez da Disciplina TE/CE
                        

                                                

                                                 Objetivo geral:



Garantir a mediação do processo educacional, envolvendo representantes de todos os segmentos que compõem a comunidade escolar e local, como órgão consultivo, deliberativo e de mobilização mais importante do processo democrático. Tendo seus objetivos pautados nos elementos constitutivos do Projeto Político Pedagógico da unidade escolar.




Ações Programadas na Proposta

Ações Realizadas

Resultados Alcançados

Objetivos específicos

Fragilidades
Potencialidades
Mobilização da comunidade através de: cartazes anúncios na rádio local da comunidade, utilização de espaço do blog.
Divulgação sobre a importância das eleições diretas para a eleição do colegiado escolar por meio do serviçoi de som da cidade; fixação dos cartazes informativos nos locais de divulgação do colégio; palestra sobre as eleições do colegiado com professores.
Uma maior conscientização sobre a importância de se constituir um colegiado escolar de maneira democrática.
Já há uma conscientização por parte de alguns seguimentos que compõe o colegiado escolar, (alunos, professores, pais e comunidade local).
Informar a comunidade escolar e local sobre a importância do colegiado escolar instituido por meio do voto direto e de forma democrática.
Curso de instrução sobre a formação do colegiado escolar com representantes dos segmentos envolvidos para leitura da base legal do Colegiado (Leis, decretos e portarias);
Encontro com representantes da DIREC – 04 com o objetivo de informar sobre a base legal que rege o colegiado escolar.
Transporte para condução de todos os seguimentos que compõe o colegiado escolar até a cidade onde foi realizado o curso.
As instruções do curso estão sendo de grande importância para condução das novas eleições do colegiado escolar.
Adquirir informação sobre as bases legais que regem a formação do colegiado escolar.
Organização de um encontro para que as chapas inscritas para as eleições do colegiado escolar apresentem suas propostas de trabalho;

Divulgação por parte de alguns seguimentos inscritos nas eleiçoes do colegiado escolar (alunos, professores, funcionários, pais e comunidade local) de suas propostas de trabalho para a formação do novo colegiado.




Somente uma pequena parte dos seguimentos apresentou suas propostas para formação do novo colegiado escolar (alunos e pais).
Já há conscientização por parte de uma pequena parcela sobre a importância de divulgação das propostas de trabalho para o conhecimento da comunidade escolar e local.
Divulgar as propostas de trabalho dos candidatos à formação do novo colegiado escolar para toda comunidade escolar e local.
Melhorar em 70% o índice de desempenho pedagógico dos alunos desde ensino fundamental ao ensino médio, contando com o acompanhamento e a participação efetiva do colegiado escolar.

Feira do livro; palestras educativas; dramatizações sobre temas pedagógicos.

Baixo rendimento nas avaliações de larga escala
Um maior interesse pela leitura por parte dos discentes; compatibilizar o que está sendo estudado na escola com o que é exigido nas avaliações externas
Tornar mais efetiva a participação do colegiado escolar nas propostas de melhoria de rendimento pedagógico escolar por parte dos alunos, contemplados no nosso PPP.
Desenvolvimento de atividades contempladas no nosso PPP para integrar escola, pais e comunidade, utilizando para este fim apareceria com o nosso colegiado, como elo de apoio a formação educacional do aluno.

Encontros com colegiado escolar, comunidade escolar e local para falar como melhorar o rendimento escolar dos alunos.
Menor participação por parte da comunidade local.
Interesse de alguns participantes dos diversos segmentos pelos encontros.
 Reconhecer a importância da parceria entre os vários segmentos da escola como elo do processo educacional e integração social.

Planejamento de atividades pedagógicas conjuntamente com o acompanhamento do colegiado escolar, discutindo e aceitando sugestões para melhor e adequar as verdadeiras necessidades do colégio, considerando o projeto político pedagógico, Regimento escolar e o plano de desenvolvimento da escola.

Utilização com fins pedagógicos dos recursos tecnológicos disponíveis na unidade escolar pelos discentes, com a orientação de alguns membros do colegiado escolar que utilizam os recursos tecnológicos com habilidades profissionais
Falta de cursos preparatórios
Alguns discentes da escola já utilizam com maior frequência os recursos tecnológicos da escola com orientação de alguns membros do colegiado escolar.
Planejar atividades pedagógicas utilizando os recursos tecnológicos da escola, em parceria com o colegiado escolar visando melhorar a qualidade do ensino aprendizagem para formação integral do aluno.
Estimulo a participação dos vários segmentos que compõem o colegiado escolar nos horários de AC, com o objetivo de incentivar os estudos de aperfeiçoamento das competências pedagógicas e planejamentos das práticas educativas  dos docentes nos horários de Atividades Complementares.

Encontros semanais com docentes e os vários segmentos que compõem o colegiado escolar visando diagnosticar as dificuldades que os discentes apresentam, no intuito de procurar soluções viáveis para minimizar ou sanar estas dificuldades.
Falta da participação de alguns docentes e representantes dos vários segmentos que compõem o nosso colegiado escolar (docentes e funcionários).
A minoria dos segmentos do colegiado escolar (docentes) participa com frequencia e apresenta sugestões para melhorar a qualidade do ensino em nossa unidade escolar.
Estimular a participação do colegiado escolar da nossa unidade a participarem dos encontros de AC, visando uma maior integração e participação com o corpo docente, visando adotar uma postura educacional diferente, mais dinâmica, transparente, participativa e democrática, de comunicação e discussão dos problemas que eles enquanto atuantes em sala de aula detectaram.























































Justificativa

A comunidade de Jaguaripe enfrenta problemas sociais gravíssimos na geração de emprego e renda, impondo muitas famílias a condições indignas de sobrevivência, em contraposição aos direitos da cidadania. O desemprego juvenil, desafia o poder público e a sociedade a implementarem políticas, sócio-educacionais de enfrentamento a essa situação e é claro que nós do Colégio Estadual Dr. Aristides Maltez estamos na luta, pois precisamos priorizar políticas  voltadas para a juventude e sua família.
A Revitalização/implantação de um colegiado escolar democraticamente eleita por toda comunidade escolar e local, contribuirá de forma significativa para a re-elaboração do nosso Projeto Político Pedagógico, e terá seus elementos constitutivos voltados para a necessidade de acompanhamento às exigências de um mundo globalizado e de constantes transformações sociais. Podemos entender também que esse é um processo de mudança e de antecipação do futuro que estabelece princípios e propostas de ação para garantir um Colégio cidadão mais prazerosa e aprendente.
Sociabilizar o cidadão acerca do conceito do valor da Auto-Estima através da compreensão e aceitação do novo como elemento fundamental para a melhoria de uma qualidade de vida necessária, enfrentando os desafios e conflitos em suas idéias.
A promoção de uma educação para cidadania exigirá o diálogo, a diversidade de idéias e o questionamento como formas de construir o conhecimento consistente e duradouro, oportunizando a formação do ser humano direcionado para a prática e o respeito dos direitos e dos deveres de uma vida cidadã.






                             FUNDAMENTAÇÕES TEÓRICAS

Tendo em vista as dificuldades que o Colégio Estadual Dr. Aristides Maltez vem enfrentando em relação à revitalização/implantação do nosso colegiado escolar que até o momento não vem cumprindo na nossa unidade escolar o seu verdadeiro objetivo, de mobilização dos vários segmentos que compõem a unidade escolar e local, oficializando assim o papel de uma entidade escolar verdadeiramente colegiada. Resolvemos desenvolver um plano de ação para revitalização/implantação de um colegiado verdadeiramente atuante. Abordaremos algumas citações de renomados autores em relação ao tema aqui exposto (revitalização/implantação do colegiado escolar). Tentaremos por meios dos argumentos, dos conceitos de: Rodrigues (1986, p.81), que vê na educação escolar um instrumento para transformação social, conhecida como educação emancipadora. Gentilli (1994), Afirma que a palavra qualidade em educação tem sido utilizada com uma conotação de nova retórica conservadora no campo educacional, negando assim de maneira utilitarista um processo educacional, autenticamente emancipador.
A articulação entre os diversos segmentos que compõem a escola, a discussão sobre a formação de licenciados, a criação de espaços e mecanismos de participação e exercício democrático das relações de poder colocam-se como prerrogativas fundamentais para a problematização da escola que temos e para a sinalização da escola que queremos. A luta pela qualidade social, por outro lado, não pode estar descolada de lutas mais amplas pela eqüidade social, num país margeado por desigualdades sociais tão gritantes. Portanto, pensar a democratização da escola implica lutar pela democratização da sociedade da qual essa faz parte e é parte constitutiva e constituinte. Nessa ótica, consideramos de extrema importância discutir algumas premissas acerca da democratização da escola e, particularmente, da gestão.
Entendemos, nessa perspectiva, que a discussão sobre esse processo implica o estabelecimento de uma agenda básica de compromissos entre os vários interlocutores. (DOURADO, 1998, p. 90).

O Projeto educativo escolar! Sabemos que um projeto político pedagógico elaborado apenas por especialistas não corresponderá às verdadeiras necessidades dentro de uma escola que envolva toda uma contextualização social para formação integral do aluno, por isso ele deve ser entendido como um processo que inclui as discussões sobre a comunidade local, as prioridades e os objetivos de cada escola e os problemas que precisam ser superados, por meio da criação de práticas pedagógicas coletivas e da co-responsabilidade de todos os segmentos da comunidade escolar. O desenvolvimento desse processo deve ser coordenado e acompanhado sempre pelos Conselhos Escolares.


O Projeto Político Pedagógico é um instrumento que deve expressar a formação e o compromisso que a escola tem com a qualidade no trato com todos os seres humanos independentemente de credo, raça ou etnia. É algo para ser projetado em função de um futuro fazer na escola, que é um fazer humano, de gente humana, objetivando torná-los mais humanos (Ferreira2003, p.12)

Podemos afirmar que a reconstrução do espaço escolar e consequente melhoria do processo educativo só se tornarão possíveis com a revitalização/implantação de um colegiado escolar verdadeiramente atuante, contando com o envolvimento de todos os segmentos que protagonizam o processo educacional, dentro e fora da escola. Somente a colaboração dos envolvidos garantirá a transparência da tomada de decisões sobre o projeto político pedagógico que se faz necessário na nossa unidade escolar; com efeito, trata-se de um projeto que se faz pela participação efetiva de todos em uma situação de autonomia. Todos os que compõem a comunidade escolar e local, estão sendo chamados para que possam se tornar resignificadores dessa reforma, sem eles não pode haver movimento nem projeto reformador, é preciso à união, a interação e a integração para obtermos a tão almejada, escola de todos nós.





Depoimento do representante do colegiado escolar (seguimento dos pais) Humberto de Paula Costa Filho:
Segundo o representante Humberto de Paula (seguimento pais) o colegiado possibilita a aproximação dele com a comunidade escolar e local. Porque hoje ele pode ajudar a escola no sentido da melhora dos alunos e professores, o mesmo ressalta que a escola precisa melhorar no sentido dos professores se empenharem mais nas suas tarefas, fazer com que a comunidade participe, pois fazemos eventos onde queremos a participação dos mesmos na maioria das vezes deixam a desejar. Mesmo com dificuldades o mesmo acha que no andamento do ano as realizações e eventos obtiveram contribuições seja na crítica ou quando se parabeniza. Vale salientar que para estimular os outros seguimentos é preciso inovar, trazer coisas que chame atenção, mostrar as realizações para que a comunidade possa vê que sempre estamos trabalhando para a melhora da Unidade Escolar.  






Quadro – Cronograma geral da disciplina TE/CE:
Ação
2010
                           2011
Jun
Jul
Ago
Set
Out
Nov
Dez
Jan
Fev
Mar
Abr
Mai
Atividade 01 - Leitura de textos e Discusão no forum





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Atividade 02 - Instrumento de Diagnóstico do Conselho Escolar.





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Atividade 03 – atividade avaliatidade presencial






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Atividade 04 - Avaliação Institucional da TE/CE.






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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

DOURADO, Luiz; COSTA, Messias. Escolha de dirigentes escolares no Brasil. Relatório de Pesquisa. Brasília: ANPAE; Fundação Ford; INEP, 1998. (Série estudos e pesquisas, caderno 4).
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
GENTILLI, P.; SILVA, T. T. (Orgs.). Neoliberalismo, qualidade total e educação. Rio de Janeiro: Vozes, 1994.
RODRIGUES, Neidson. Por uma nova escola: o transitório e o permanente na educação. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1986.








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